Galáxia Monstruosa mostra-nos o seu outro lado
20 de Fevereiro de 2013

Esta parece a imagem de um super-raio laser destruidor de planetas, do Star Wars ou de um qualquer outro filme de ficção científica e quase poderia ser! O que estamos a ver é o centro de uma das galáxias mais ativas no universo. Centros de galáxia como este jorram incríveis quantidades de energia – são mais brilhantes do que cerca de 100 galáxias normais juntas!Embora esta imagem seja a visão de um artista e não uma fotografia real, baseia-se nas primeiras observações reais 3-D de um quasar -isto é o que os astrónomos chamam de centros ativos de galáxias! Ver um objeto astronómico em 3D não é tarefa fácil. A menos que o objeto esteja a rodar, é muito difícil de ver mais de um ângulo. Mas neste caso veio em nosso socorro um herói improvável: um enorme enxame de galáxias, situado entre o quasar e a Terra.

Parece estranho, mas em vez de nos bloquear a imagem do quasar, a força gravitacional do enxame de galáxias era tão forte que dobrou os feixes de luz provenientes do quasar, à medida que o atravessaram. Por isso, a luz viajou em torno do enxame e fomos capazes de observar o quasar da terra. Melhor ainda, o enxame “dobrou” a luz e assim podemos observar a luz vinda dos diferentes lados do quasar de uma só vez! Isso deu os astrónomos a primeira visão 3D de uma destas monstruosas galáxias!

O universo é composto por várias estruturas mantidas juntas pela gravidade. As estrelas são reunidas em galáxias e galáxias são reunidas em enxames de galáxias. A nossa galáxia, a Via Láctea, juntamente com cerca de outras 2000 galáxias faz parte do aglomerado de Virgem!

This Space Scoop is based on a Press Release from NAOJ.

Paula Furtado / NUCLIO