Miúdas novas no bairro!
27 de Março de 2013

O Universo é um bairro antigo, com cerca de 13,8 mil milhões de anos. A nossa galáxia, a Via Láctea, também é antiga: algumas das suas estrelas têm mais de 13 mil milhões de anos. Mas ainda é um lugar animado, com a formação de novos objetos e destruição de outros. Nesta imagem, pode observar um grupo de “miúdas” recém-chegadas à nossa vizinhança galática.

Mas quão jovens são realmente estas miúdas estelares? As suas idades exatas são incertas, mas os astrónomos pensam que variam entre 20 e 35 milhões de anos. Isto não soa muito jovem, pois não? Mas relembrando que o nosso Sol tem 4600 milhões de anos e nem sequer chegou à meia-idade… significa que, se imaginar o Sol como uma pessoa de 40 anos, as estrelas brilhantes na imagem são umas bebés de três meses!

A maioria das estrelas não se formam sozinhas. Nascem com dezenas ou milhares de outras estrelas, em 'enxames'. Todas as estrelas de um enxame nascem a partir do mesmo material, mais ou menos ao mesmo tempo. Esta imagem mostra um enxame aberto de estrelas. Estes grupos geralmente vivem pouco tempo, antes que as estrelas comecem a separar-se para sempre. Mas há algo estranho sobre este enxame: há uma ou duas estrelas amarelas e vermelhas, que são muito mais velhas. Consegue identificá-las?

Um dos enxames abertos mais antigos que se conhece é Messier 67. Tem a avantajada idade de 3,7 mil milhões de anos! Os astrónomos pensam que tem vivido durante tanto tempo por se encontrar numa zona isolada da Via Láctea, onde não há quaisquer objetos pesados no espaço à sua volta para separar as suas estrelas!