Antes de ser famosa!
5 de Agosto de 2012

Quando uma estrela termina o seu combustível, os astrónomos costumam dizer que chegou ao fim da sua vida. No entanto, o que realmente querem dizer é que chegou o fim da sua vida "normal". Os astrónomos chamam de "sequência principal" a esta fase de queima "normal" de combustível na vida de uma estrela. Mas se este não é o fim da história de uma estrela, o que acontece em seguida?

Bem, isso depende da massa da estrela. Para as estrelas de maior massa, o próximo evento na sua vida é dramático: elas explodem! Os astrónomos chamam à explosão de uma estrela "supernova". Estas explosões muitas vezes criam belos objetos – como uma bonita borboleta surgindo do casulo da lagarta. Os astrónomos chamam a esses objetos "remanescentes de supernovas".

Olhe para as maravilhosas cores e texturas, da remanescente de uma supernova, que esta fotografia mostra. Estes objetos não são apenas impressionantes quando vistos de perto: uma única estrela que explode como uma supernova pode dar tanta luz como uma galáxia inteira que contém centenas de milhares de milhões de estrelas!

Ainda são pouco conhecidos os detalhes de como ocorre uma supernova . Estudar uma estrela antes de explodir - e tornar-se famosa em todo o universo! – vai dar aos astrónomos pistas importantes sobre estas explosões. Agora, uma equipa de astrónomos diz ser exatamente o que pensam que têm feito. Se a descoberta for confirmada, esta será a primeira estrela pré-supernova já descoberta!

:Durante a explosão de uma supernova, o material da estrela é lançado para fora a velocidades incrivelmente altas - atingindo 30.000 quilómetros por segundo! Que é apenas cerca de 10 vezes mais lento que a velocidade da luz!

This Space Scoop is based on a Press Release from RAS.

Paula Furtado / NUCLIO