Caçadores de supernovas!
1 de Agosto de 2012

Examine esta nova fotografia de uma galáxia. É a foto mais detalhada já alguma vez obtida desta galáxia! Pela foto parece um lugar tranquilo, mas os astrónomos registaram nos últimos 30 anos violentas explosões de duas estrelas nesta galáxia.

A explosão de uma estrela de grande massa é chamada uma supernova. Este é um dos eventos mais energéticos do Universo, e é tão brilhante que muitas vezes ofusca uma galáxia inteira, antes de desaparecer de vista ao longo de várias semanas ou meses. Durante este curto período, uma supernova pode libertar tanta energia como o Sol durante toda a sua vida!

A primeira supernova observada nesta galáxia foi descoberta por astrónomos profissionais, usando um grande telescópio situado no deserto do Chile - América do Sul. No entanto, a descoberta mais recente foi feita em 2007 por um sul-africano chamado Berto Monard, que gosta de caçar estas explosões nos céus usando o seu próprio telescópio. É um dos muitos caçadores de supernovas em redor do mundo que faz isto apenas para se divertir!

Mas como se deve procurar uma supernova? Basicamente, tirando fotografias de galáxias através de telescópios e comparando-as com imagens antigas. Qualquer alteração no brilho de uma zona da galáxia pode significar que uma estrela explodiu.

No ano passado, uma menina canadiana de 10 anos chamada Kathryn Aurora Gray tornou-se a pessoa mais jovem a descobrir uma supernova! Talvez possa bater o recorde de Kathryn! E se não tiver um telescópio, pode caçar supernovas usando fotos do website http://www.zooniverse.org/project/supernovae/