Uma explosão do passado!
21 de Março de 2023

Contempla os vestígios da primeira supernova registada na história!

Usando a Câmara de Energia Escura (DEC - Dark Energy Camera) construída no Telescópio de 4 metros Víctor M. Blanco, no Chile, uma equipa de astrónomos captou os restos brilhantes da supernova SN 185 que explodiu há mais de 1.800 anos. Esta estrutura remanescente é conhecida por RCW 86.

SN 185 foi a fase final de uma estrela anã branca moribunda. Ocorreu num local situado a mais de 8.000 anos-luz de distância da Terra na direção de Alpha Centauri, entre as constelações de Circinus e Centaurus. Com o passar dos anos, a estrutura expandiu-se e evoluiu para RCW 86. Tem forma de anel e estruturas semelhantes a nuvens que parecem voar de um ponto central. Tal como um balão que se desfaz em pedaços ao explodir!

Os astrónomos conseguiram criar esta rara imagem dos restos da supernova com a ajuda do largo campo de visão da Câmara de Energia Escura. Até agora, era para eles um desafio compreender como evoluiu a estrutura ao longo do tempo e como se expandiu tão rapidamente.

Estudando os dados de raios-X, os astrónomos descobriram a presença de grandes quantidades de ferro - um sinal claro de que se tratou de uma explosão de supernova de Tipo Ia. Assim, têm agora uma ideia mais clara de como se formou RCW 86. À medida que a anã branca foi engolindo rápida e violentamente o material da sua estrela companheira, os ventos de alta velocidade da anã branca empurraram para fora todo o gás e poeira que cercava as estrelas. O processo criou um certo espaço no meio, como uma cavidade. Finalmente, quando a anã branca explodiu em supernova, os pedaços de material estelar foram lançados a alta velocidade. Por sorte, a cavidade deu-lhes espaço suficiente para se expandirem muito depressa, criando a estrutura que vemos hoje. Voilà!

Usando esta imagem, os astrónomos pretendem examinar mais a fundo a física da estrutura RCW 86 e a sua formação.

Imagem: Um anel de restos brilhantes da primeira supernova registada, uma estrela anã branca que explodiu há mais de 1.800 anos. Crédito: CTIO/NOIRLab/DOE/NSF/AURA T.A. Rector (University of Alaska Anchorage/NSF’s NOIRLab), J. Miller (Gemini Observatory/NSF’s NOIRLab), M. Zamani & D. de Martin (NSF’s NOIRLab).

SN 185 foi observada pela primeira vez por astrónomos chineses no ano de 185 d.C. Os antigos astrónomos chamavam-lhe "estrela convidada". Era tão brilhante que permaneceu visível a olho nu durante cerca de 8 meses até desaparecer!