Um instantâneo do coração da nossa galáxia
25 de Maio de 2022

Certamente já ouviste dizer que no centro da Via Láctea existe um buraco negro gigante. Pois, há alguns dias, uma equipa de astrónomos divulgou a primeira imagem desse buraco negro supermassivo no coração de nossa galáxia, Sagitário A* (ou Sgr A*).

É a primeira prova visual de que o buraco negro existe realmente. A imagem foi obtida por uma equipa internacional de investigadores da Colaboração EHT (Event Horizon Telescope).

O EHT é uma combinação de telescópios na França, Espanha, Gronelândia, Chile, Estados Unidos (Arizona e Havai), México e Polo Sul. Juntos funcionam como um telescópio "gigante" (do tamanho da Terra) que pode olhar para muito longe, para buracos negros distantes. A primeira imagem de um buraco negro que o EHT obteve, publicada em 2019, foi a de M87*, na galáxia Messier 87, a mais de 53 milhões de anos-luz de nós.

Sagitário A* merece o nome de "massivo": é quatro milhões de vezes mais massivo que o Sol - um quatro seguido de seis zeros! Mas é, porém, mil vezes mais pequeno e menos massivo que M87*. Por esta razão, obter esta imagem foi muito mais difícil – mesmo tendo em conta que Sgr A* está bem mais perto de nós que M87* (a 27.000 anos-luz da Terra).

Como o buraco negro gira muito depressa e as imagens eram diferentes umas das outras, a equipa usou um conjunto de supercomputadores para combinar e analisar os dados obtidos, e assim obter a imagem final.

Com imagens como estas, não é apenas a nossa capacidade tecnológica que avança, mas também a nossa perceção de como se comporta a gravidade em ambientes extremos como os buracos negros. E o nosso conhecimento do Universo progride certamente com tudo isto.

Imagem: Os buracos negros são objetos no espaço onde a gravidade é tão forte que nem mesmo a luz consegue escapar – e por isto não emitem luz. O anel laranja-avermelhado que vemos na imagem é o gás brilhante que circunda o buraco negro, que se encontra bem no centro deste anel.

Crédito: Colaboração EHT.

Foi necessária uma equipa de 300 investigadores de 80 instituições, a trabalhar ao longo de cinco anos, para montar a imagem. Foi realmente um esforço enorme!