Um Abraço Galáctico Muito Luminoso!
11 de Dezembro de 2014

Nesta altura do ano, e por todo o mundo, as pessoas celebram a época festiva com belas iluminações. Esta imagem de duas galáxias em colisão é a contribuição cósmica para estas celebrações. Parece que estas duas galáxias e os seus braços em espiral foram decorados com fios de bonitas luzes de contos de fadas!

Estas duas galáxias foram “apanhadas” a roçar-se uma na outra à medida que viajam pelo espaço. O encontro criou uma das exposições mais impressionantes de luz de raios X jamais vista! Cada uma das 28 manchas cor de rosa da imagem é um objeto espacial extremamente brilhante conhecido como “fonte de raios X ultraluminosa” que nas suas iniciais em inglês se abrevia como ULX (ultraluminous X-ray source).

O que são exatamente estas ULX ainda é um mistério, mas a maioria dos cientistas pensa que provavelmente são um estranho tipo de sistema estelar, com uma estrela normal e um buraco negro a orbitarem-se mutuamente. Alguns dos buracos negros podem ser entre 5 a 10 vezes mais maciços do que o nosso Sol, e outros podem ser centenas ou até milhares de vezes mais maciços do que ele.

Os investigadores pensam que as estrelas que causam as ULX são muito jovens (em termos do tempo de vida das estrelas). Enquanto o nosso Sol tem cerca de 5 mil milhões de anos, estas têm provavelmente perto de 10 milhões de anos.

Esta é a razão da maioria da ULX terem sido encontradas nos braços espirais das galáxias, onde se formam muitas estrelas.

Estas galáxias estão a fazer brotar novas estrelas a um ritmo 10 vezes superior ao da nossa galáxia, a Via Láctea.