O circo no céu
16 de Julho de 2013

Antes da invenção do telescópio no século XVII, as pessoas pensavam que a Terra era o centro do Universo. Achavam que o Sol, os planetas e todas as estrelas giravam à nossa volta! Só quando a tecnologia evoluiu e nos permitiu penetrar a fundo no espaço é que compreendemos que não só a Terra se move em torno do Sol, mas também o Sol se move em torno da nossa galáxia, a Via Láctea!

Nos últimos 100 anos, os telescópios evoluíram a uma velocidade incrível. Atualmente temos enormes radiotelescópios que se estendem por mais de 50 quilómetros, e até temos telescópios que foram lançados para o espaço! Com estes instrumentos poderosos, podemos descobrir as secretas maravilhas do Universo com as quais os nossos antepassados nem sequer sonhavam! Esta imagem mostra-nos uma nebulosa planetária, ou seja, os restos de uma estrela despedaçada por uma explosão violenta. O seu nome é “Nebulosa Cara de Palhaço” - consegue vê-la? Parece mesmo a cabeça de um palhaço, com os seus loucos cabelos e um grande e reluzente nariz ao centro!

Este objeto foi detetado pela primeira vez em 1757, mas continuamos a fazer novas descobertas sobre ele! A púrpura pode ver-se o gás que queima a uns incríveis um milhão de graus. As zonas a vermelho, verde e azul mostram as outras camadas ejetadas da estrela que explodiu. Muito mais recentemente, os astrónomos descobriram que no centro desta nuvem de gás “vive” um par de estrelas muito quentes que se estão a orbitar mutuamente!

Galileo Galilei foi a primeira pessoa a apontar um telescópio para o céu. Com as suas observações, alterou completamente a nossa compreensão do Universo. Mostrou-nos que a superfície da Lua não é lisa mas coberta de crateras, que o Sol tem manchas solares e que Júpiter tem as suas próprias luas!