Pegadas de planetas bebés à volta de uma estrela jovem
14 de Junho de 2016

A gestação de um bebé humano demora cerca de nove meses, a de um bebé elefante cerca de vinte e dois meses ... mas quanto tempo demorará um planeta a formar-se? Parece que muito menos tempo do que se pensava.

Inicialmente, pensava-se que um planeta demoraria dezenas de milhões de anos a formar-se, mas uma descoberta recente revelou-nos planetas bebés a formarem-se em redor de uma estrela jovem, ou seja, com apenas um milhão de anos!

A imagem acima, mostra-nos a jovem estrela rodeada por um anel de gás cósmico e poeira cósmica, designado por “disco protoplanetário”. Estes discos são comuns à volta das estrelas jovens e contêm todos os ingredientes necessários à formação dos planetas e luas de um sistema solar.

Em 2014, os cientistas descobriram dois grandes intervalos no disco à volta de uma estrela jovem. As linhas a tracejado marcam a sua localização.

Na altura, ninguém sabia o que estava a criar estes espaços. Alguns pensavam que os culpados mais prováveis eram os planetas bebés. À medida que se deslocam na sua trajetória, os planetas jovens vão crescendo e assimilando o gás e poeira cósmica criando intervalos no disco que os rodeia.

No entanto, outros cientistas pensavam que a estrela era demasiado jovem para ter planetas. Eram necessários mais dados para resolver este mistério de uma vez por todas!

Durante os últimos dois anos, os cientistas têm captado imagens detalhadas da estrela e do disco. Para surpresa de muita gente, descobriu-se que os intervalos são mesmo “pegadas” deixadas pelos bebés planetas!

Apesar disso, esta resposta conduz-nos a uma outra questão: como é que estes planetas se formaram tão rapidamente? Continua a seguir-nos enquanto procuramos uma resposta.

O primeiro intervalo encontra-se à mesma distância do que Plutão em relação ao Sol. O segundo encontra-se ao dobro da distância!

This Space Scoop is based on Press Releases from NAOJ, ALMA.
NAOJ ALMA