O mistério do abrasador halo do Sol
9 de Setembro de 2015

Sabemos tanto acerca do Universo que se torna estranho acreditar que existam ainda grandes mistérios por resolver… mas existem! Um dos grandes mistérios da astronomia é sobre um dos nossos vizinhos mais próximos, o nosso Sol!

Não poderíamos dizer que a Terra é “uma grande bola rochosa”, tal como não poderíamos dizer que o Sol é “uma grande bola de fogo”. Assim como existem montanhas na Terra, a superfície do Sol está coberta pelas suas próprias estruturas. E, tal como a Terra, o Sol possui uma atmosfera, designada por coroa.

A coroa solar esconde um dos maiores mistérios da astronomia. Para compreender este mistério, imagine uma chama a sair de um cubo de gelo. Estranho? Um efeito semelhante ocorre no Sol!

No centro do Sol ocorre a fusão nuclear, que aquece o seu núcleo até aos 15 milhões de graus. Quando o calor alcança a superfície do Sol já esfriou até aos 6000 graus, mas a temperatura na coroa volta a subir mais de 1 milhão de graus.

Esta inesperada subida de temperatura intriga os cientistas há mais de 70 anos. No entanto, os astrónomos pensam que acabam de dar mais um passo para a sua resolução. Os astrónomos sabem que o Sol tem um campo magnético, tal como a Terra, e os ímanes que colocamos no frigorífico. É justamente o campo magnético que desempenha um papel importante neste mistério. Mas a questão para a qual ninguém tem a resposta é: como pode um campo magnético criar calor?

Uma possível resposta para este enigma reside nas ondas. Os astrónomos observaram recentemente ondas a elevarem-se no campo magnético do Sol. Estas ondas poderiam estar a adicionar energia à coroa, da mesma forma que, se estiver num baloiço e receber um empurrão perfeitamente sincronizado com o balançar, pode chegar mais alto!

Aos nossos olhos, a coroa solar é um milhão de vezes menos brilhante do que o Sol. Só é visível durante um eclipse solar, quando aparece à volta do Sol como um halo prateado.