Uma lente muito espacial!
19 de Maio de 2015

É uma experiência engraçada e estranha - olharmos para a nossa cara refletida numa colher. Também é divertido olharmo-nos em espelhos que distorcem as imagens, fazendo-nos mais baixos e gordos ou mais altos e magros, consoante a sua forma.

Os espelhos curvos, tal como as lentes com curvatura acentuada (como as dos óculos), criam imagens distorcidas. No espaço também encontramos distorções, que são causadas por aquilo a que chamamos lentes cósmicas.

Há um ano, utilizando os telescópios do ALMA, os astrónomos conseguiram obter esta imagem fora do comum de uma galáxia distante. A sua distorção não se deve à utilização de um espelho curvo ou de uma lente numa câmara especial, mas resulta da observação desta galáxia distante ter sido feita através de uma lente cósmica.

A galáxia que observamos nesta imagem está realmente muito distante. Entre ela e a Terra existe outra galáxia. A gravidade desta galáxia mais próxima da Terra distorce a imagem da galáxia mais longínqua, funcionando como uma lente cósmica.

Nesta imagem, o efeito de lente cósmica é bastante intenso. A luz da galáxia distante é curvada até formar um anel. A galáxia não tem de todo a forma de um anel (tal como não somos tão baixos e gordos como alguns espelhos curvos nos podem fazer parecer).

Os astrónomos procuram agora descobrir qual o verdadeiro aspeto da galáxia, sem o efeito de distorção da lente gravitacional.

Apesar de, à primeira vista, poder parecer que as lentes cósmicas são um entrave para os astrónomos, devido às distorções que causam, na realidade são bastante úteis. Tornam as galáxias longínquas mais brilhantes, permitindo estudá-las com muito mais pormenor!