O conto das duas medusas
20 de Maio de 2015

Um dos famosos contos da mitologia grega narra-nos a história de Medusa. Medusa era uma bela jovem de caracóis dourados, vaidosa e egoísta que com o seu comportamento enfureceu Atena. Como castigo a deusa protetora de Atenas transformou os seus cabelos em serpentes.

Bom, mas o que tem este conto a ver com a Astronomia? A nuvem de poeira cósmica e gás na imagem é designada de Nebulosa da Medusa, pelo facto dos astrónomos acharem que os serpenteantes filamentos de gás são semelhantes às serpentes na cabeça da Medusa. Qual a sua opinião?

Mas a semelhança entre estas duas histórias não termina aqui. O gás desta nuvem cósmica esteve em tempos dentro de uma linda estrela dourada, semelhante ao nosso Sol. Tal como os caracóis dourados de Medusa a estrela não permaneceu assim.

À medida que a estrela envelhecia, aumentava de tamanho. Durante milhões de anos a estrela aumentou de tamanho até se tornar tão grande que o gás mais afastado do seu centro escapou. Este material perdeu-se no espaço florescendo nas coloridas formas que podemos observar na imagem. A estas nuvens damos o nome de nebulosas planetárias.

Durante dezenas de milhares de anos esta nebulosa planetária rodeará o remanescente da sua estrela mãe. Mas esta fase é apenas uma pequena parte da vida da estrela. É o mesmo que comparar o tempo que leva a soprar uma lola de sabão com toda a nossa vida. Um breve instante!

A estrela mãe no interior da nebulosa planetária designa-se por anã branca e ficará nesta forma durante dezenas de milhares de milhões de anos, o que é mais tempo do que a existência do Universo!

tradução: Paula Furtado (NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia)