As Estrelas mais Atraentes do Universo
16 de Janeiro de 2015

Já alguma vez brincou com ímanes? Certamente já fez a experiência em que colocou sobre uma mesa um íman e um prego. Empurrando lentamente o íman na direção do prego chega um ponto em que o prego salta, “colando-se” ao íman.

Isto acontece pelo facto de os ímanes possuirem algo invisível e que se estende à sua volta, designado por “campo magnético”. Pode causar uma força de atração ou repulsão nos outros objetos, mesmo que o íman não esteja em contacto direto com eles.

Os ímanes mais poderosos do Universo designam-se estrelas magnéticas. São pequenas estrelas muito compactas, 50 vezes mais maciças do que o nosso Sol, e comprimidas numa bola com apenas 20km de diâmetro (aproximadamente o tamanho de uma pequena cidade)!

Os astrónomos pensam que uma estrela magnética pode ser criada quando uma estrela maciça morre numa explosão de supernova. Os gases da estrela espalham-se pelo espaço, criando uma nuvem colorida como a da imagem, designada por Kes 73. Ao mesmo tempo, o núcleo da estrela comprime-se, formando a estrela magnética.

No centro da nuvem cósmica desta imagem reside uma pequena estrela magnética. Mas não se iluda, o que lhe falta em tamanho é compensado em energia, e ela expulsa potentes jactos de raios X com intervalos de poucos segundos! Pode vê-los a azul na imagem.

Os astrónomos pensam que podem existir mais de 30 milhões de ímanes estelares espalhados pela Via Láctea!