Quando Pede um Desejo a uma Estrela…
26 de Novembro de 2014

Esta espetacular imagem foi obtida por um telescópio numa das regiões mais remotas da Terra, o deserto do Atacama, distante de qualquer cidade ou povoação. Mostra as estrelas brilhantes do Enxame Poço dos Desejos que deve o seu nome às imensas estrelas que se parecem com moedas de prata a reluzir no fundo de um poço de desejos.

Em enxames como este todas as estrelas nasceram praticamente ao mesmo tempo a partir da mesma nuvem de gás. Todas elas têm cerca de 300 milhões de anos.

O Enxame do Poço dos Desejos contém uma mistura de cerca de 400 estrelas vermelhas e azuis. A cor das estrelas indica-nos o quão massivas são.

As estrelas mais massivas são mais quentes e brilhantes e queimam muito mais rapidamente o seu combustível do que as suas irmãs pequenas. Devido a este facto podemos dizer que as estrelas mais vermelhas da imagem são mais massivas. Estão agora na última fase da sua evolução - a fase de gigante vermelha. As azuladas, estrelas menos massivas estão ainda na fase inicial das suas vidas.

As estrelas mais massivas do enxame não estão visíveis nesta imagem. Já percorreram de forma rápida e ávida a sua vida explodindo como poderosas supernovas há muito tempo atrás.

Na nossa galáxia podemos saber a idade de um enxame estelar com base na sua localização. Os enxames mais antigos encontram-se normalmente mais afastados do centro da galáxia.

tradução: Paula Furtado (NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia)