Anúncio de um Impetuoso Nascimento
21 de Agosto de 2013

Os bebés podem tornar-se um desespero em voos de longo curso ou às primeiras horas da manhã mas regra geral não são perigosos. O mesmo não pode ser dito em relação às estrelas bebés. As estrelas jovens são extremamente violentas. Expelem material a velocidades incríveis - jactos de matéria que viajam a milhares de quilómetros por hora. Quando estes jactos chocam com o gás e as poeiras cósmicas que rodeiam a jovem estrela, criam uma brilhante concentração de material que se mantém durante cerca de mil anos, designada por objeto Herbig-Haro. Esta fotografia mostra-nos uma imagem detalhada de um objeto Herbig-Haro, podendo observar-se com pormenor os espetaculares jactos que cruzam os céus parecendo um gigantesco fogo de artifício. Isto faz-nos pensar como as estrelas não são nada tímidas na hora de anunciar um nascimento!

Os dois jactos propagam-se em direções opostas. O jacto cor de rosa e púrpura à esquerda da imagem está a “voar” em direção à Terra enquanto o outro jacto está a afastar-se a grande velocidade. Devido a ficar escondido pelas nuvens de poeira cósmica, o jacto que se está a afastar em relação a nós é praticamente invisível em todas as outras imagens deste objeto. Esta recente imagem do telescópio ALMA permite-nos finalmente observá-lo com um fantástico detalhe em tons verde e amarelo. A imagem revela-nos ainda que estes jactos são bem mais energéticos do que o esperado pelos astrónomos, o que faz com que cruzem o espaço a uma incrível velocidade de um milhão de quilómetros por hora. Se pudesse viajar assim tão rápido iria da sua casa até à Lua em menos de vinte minutos!

Estes jactos parecem pequenos, ficando diminuídos pela fria e negra nuvem que os envolve. Mas na realidade têm centenas de vezes a extensão de todo o nosso sistema solar!

Tradução: Paula Furtado (NUCLIO - Núcleo Interactivo de Astronomia)