Anúncio de um impetuoso nascimento
21 de Agosto de 2013

Os bebés podem tornar-se um desespero em voos de longo curso ou às primeiras horas da madrugada, mas regra geral não são perigosos. O mesmo não pode ser dito em relação às estrelas bebés. As estrelas jovens são extremamente violentas. Expelem material a velocidades incríveis - jatos de matéria que viajam a milhares de quilómetros por hora. Quando estes jatos chocam com o gás e as poeiras cósmicas que rodeiam a jovem estrela criam uma brilhante concentração de material que se mantém durante cerca de mil anos, designada por objeto Herbig-Haro. Esta fotografia mostra-nos uma imagem detalhada de um objeto Herbig-Haro, podendo observar-se com pormenor os espetaculares jatos que cruzam os céus, parecendo um gigantesco fogo de artifício. Isto faz-nos pensar como as estrelas não são nada tímidas na hora de anunciar um nascimento!

Os dois jatos propagam-se em direções opostas. O jato cor de rosa e púrpura, à esquerda da imagem, está a “voar” em direção à Terra, enquanto o outro jato está a afastar-se a grande velocidade. Devido a ficar escondido pelas nuvens de poeira cósmica, o jato que se está a afastar em relação a nós é praticamente invisível em todas as outras imagens deste objeto. Esta recente imagem do telescópio ALMA permite-nos finalmente observá-lo com um fantástico detalhe, em tons verde e amarelo. A imagem revela-nos ainda que estes jatos são bem mais energéticos do que o esperado pelos astrónomos, o que faz com que cruzem o espaço a uma incrível velocidade de um milhão de quilómetros por hora. Se pudesse viajar assim tão rápido, iria da sua casa até à Lua em menos de vinte minutos!

Estes jatos parecem pequenos, ficando diminuídos perante a fria e negra nuvem que os envolve. Mas na realidade têm centenas de vezes a extensão de todo o nosso sistema solar!