A grande explosão que ninguém viu
27 de Junho de 2013

Uma ou duas vezes em cada 100 anos, uma bomba nuclear gigantesca é detonada na nossa galáxia. Em apenas algumas semanas, liberta tanta energia como o nosso Sol em toda a sua vida! Esta poderosa explosão é chamada “supernova”, e é o resultado de uma estrela que acaba dramaticamente a sua vida.

Na nossa galáxia, a Via Láctea, a explosão mais recente aconteceu há cerca de 100 anos. Mas, infelizmente para os nossos tetra-avós, a explosão estava escondida por espessas nuvens de gás e poeira cósmica, distantes da Terra. Não lhes foi por isso possível testemunhar este raro acontecimento. Devido a esta poeira cósmica, só em 2008 um grupo de astrónomos conseguiu finalmente deparar-se com os restos da estrela destruída, que pode ver nesta imagem.

Normalmente, quando se produz uma supernova como esta, o material da estrela é projetado uniformemente em todas as direções. Este forma uma nuvem mais ou menos organizada e simétrica, mas o objeto da imagem não segue este padrão “elegante”. A maioria do material da estrela foi projetado para a parte superior da imagem, e ainda está a viajar nessa direção, extremamente depressa. A partir destas pistas, os astrónomos concluíram que esta explosão de supernova deve ter sido invulgarmente energética e desastrosa!

Tanto quanto sabemos, a última supernova na Via Láctea ocorreu há mais de 100 anos. Se, em média, estas acontecerem a cada 100 anos ou mais, muito brevemente deverá observar-se outra. Mantenha os seus olhos bem fixos no céu e poderá ser o primeiro a identificá-la! Houve uma supernova famosa no final do século XX, chamada SN1987a. Esta explosão ocorreu numa galáxia próxima, e foi tão poderosa que foi visível durante quatro meses!