Alguém Chamou os Caça Fantasmas?
9 de Janeiro de 2013

Milhões de pessoas em todo o mundo acreditam em fantasmas, muitas delas afirmam mesmo ter visto um. Agora poderá estar entre elas! Esta assustadora imagem mostra uma estrela massiva na sua vida após a morte. Poderia chamá-la de 'estrela fantasma'.

Uma estrela de grandes dimensões chega ao final da sua vida quando fica sem combustível. Nesta fase as camadas exteriores da estrela são lançadas para o espaço numa explosão poderosa, colapsando o núcleo sobre si próprio. Enquanto as camadas exteriores podem criar alguns padrões coloridos e fascinantes como este é no núcleo que as coisas ficam realmente interessantes. Esta fantasmagórica imagem mostra o núcleo denso, que restou de uma estrela massiva, depois desta ter passado por uma dramática explosão no seu final-de-vida.

Enquanto as camadas exteriores são lançadas para longe, o núcleo colapsa sobre si mesmo. Material suficiente para fazer um Sol como o nosso (e mais um pouco) é esmagado numa área muito inferior à de uma vulgar cidade! O núcleo começa então a sua vida após a morte, como um novo tipo de estrela. Nesta foto o núcleo renasceu como um 'pulsar'. Esta é uma estrela que gira extremamente rápido – gira ainda mais rápido do que um rotor de helicóptero! À medida que giram, os pulsares "cospem" jatos de material. Consegue ver uma extensão na zona superior desta foto? Clique aqui e veja o pulsar em ação.

Pulsares possuem campos gravitacionais extremamente poderosos. Se estivesse à superfície de um, pesaria cerca de 2 milhões, milhares de milhões de vezes mais do que na Terra! .

This Space Scoop is based on a Press Release from Chandra X-ray Observatory.