Uma estrela com um segredo
5 de Setembro de 2012

Olhe em volta do quarto em que está. Provavelmente contém muitos objetos com diferentes cores e materiais. Contudo, todas estas coisas são feitas do mesmo: elementos químicos.

Já sabe os nomes de alguns elementos químicos como ouro, oxigénio e cobre. No total, existem apenas 118 elementos químicos. Isso significa que tudo no seu quarto – e tudo o que podemos ver na Terra – são compostos de diferentes quantidades de alguns desses elementos químicos. Apenas 118 elementos químicos para fazer tudo! O mesmo é verdadeiro para objetos no espaço. Pode haver alguns elementos químicos extra lá fora, mas os astrónomos até agora só conheciam 118 elementos químicos .

A maioria dos elementos químicos só pode formar-se dentro das estrelas. Quando as estrelas explodem são então libertados para o espaço e utilizados para criar novas estrelas que os utilizarão formando mais elementos químicos. Basicamente há cada vez mais elementos químicos disponíveis, em cada nova geração de estrelas que se forma.

Isso significa que estrelas muito velhas – como aqueles dentro do enxame de estrelas mostrado nesta nova foto – não contêm muitos elementos químicos diferentes. Este tipo de enxames contém praticamente apenas os elementos químicos hidrogénio e hélio. Mas os astrónomos descobriram uma estranha estrela neste enxame que contém uma grande quantidade de um elemento químico chamado lítio. Os astrónomos não têm nenhuma ideia de como lá chegou!

: Ainda se descobrem novos elementos químicos. A descoberta mais recente foi em 2010, quando os cientistas anunciaram que tinham encontrado o "ununséptio". Soa-lhe estranho? Não se preocupe se não sabe como soletrar esta palavra corretamente – nós também não!

Paula Furtado / NUCLIO