Estranhas Cidades Fantasma no Espaço!
11 de Julho de 2012

As galáxias são como cidades de estrelas no universo. Os astrónomos descobriram recentemente 12 galáxias, que são mais semelhantes a cidades fantasma, pois não têm praticamente estrelas dentro delas!

Estas pequenas galáxias são chamadas de “galáxias escuras” porque não têm nenhuma luz das estrelas para as fazer brilhar. Os astrónomos previam que as galáxias escuras existissem, pois terão tido um papel importante na forma como as galáxias cresceram e evoluíram na história do universo. Mas até esta nova descoberta ainda ninguém tinha visto alguma!

As galáxias escuras estão muito distantes no universo. Pensa-se serem os “blocos de construção” que ajudaram a criar as grandes galáxias cheias de estrelas que hoje vemos, tal como a nossa Via Láctea. Continuamos a poder ver estes blocos de construção apesar de já terem sido usados na estrutura de grandes galáxias. Isto acontece porque quando observamos o universo distante estamos a olhar para o passado! (Para aprender como os astrónomos podem olhar para trás no tempo, saiba mais aqui).

Mas como é que os astrónomos podem olhar para uma galáxia se ela é escura? (Imagine olhar para uma vela num quarto escuro – apague a vela e será difícil de a encontrar) explica Simon Lilly, um dos astrónomos responsáveis por esta descoberta. É por esta razão que os astrónomos procuram as galáxias escuras à volta de galáxias incrivelmente brilhantes chamadas de “quasares”, que também estão muito distantes – “A luz dos quasares fazem as galáxias escuras iluminarem-se” diz Simon.

Estas galáxias escuras podem ser pequenas quando comparadas com as galáxias que hoje conhecemos , mas contêm cerca de mais de 1 milhar de milhão de gás quando comparadas com o Sol.

This Space Scoop is based on Press Releases from ESO, RAS.
ESO RAS