Vendo as coisas a uma luz diferente
31 de Maio de 2012

Quando o Sol começa a brilhar depois de chover podemos ver um belíssimo arco-íris no céu. Isto ocorre, porque as gotas de água permanecem no ar após a chuva e levam a luz do Sol, a separar-se em todas as cores do arco- íris. O seu secreto conjunto de cores é revelado.

Mas a luz tem muito mais segredos. Por exemplo, sabia que a luz que conseguimos ver com os nossos olhos é apenas um dos tipos de luz? Provavelmente estará familiarizado com muitos dos outros tipos,tal como as ondas rádio e a radiação micro-ondas mas se calhar não sabia que são luz. Isto acontece, porque as pessoas quando falam especificamente sobre o tipo que vemos com os nossos olhos, chamam-lhe habitualmente "luz" quando na realidade deveriam chamar "luz visível".

Enquanto os nossos olhos conseguem apenas ver luz visível, câmaras especiais conseguem detetar outros tipos. As coisas parecem muito diferentes quando se fotografa num tipo de luz diferente. Por exemplo, observe esta nova foto de uma galáxia chamada Centaurus A. Foi criada combinando fotos da galáxia tiradas com telescópios que detetam a luz infravermelha e rádio. Agora, olhe para o Space Scoop de há duas semanas atrás da mesma galáxia e que foi tirada com luz visível.

Ambas as fotos mostram a mesma galáxia, mas parecem marcadamente diferentes. As duas fotos dão aos astrónomos valiosa informação mas a que mostra a galáxia na luz visível é mais bonita. É apenas observando todos os diferentes tipos de luz que se consegue compreender inteiramente o que está acontecendo no universo.

Apenas 4% das coisas que existem no universo refletem qualquer tipo de luz!

Paula Furtado / NUCLIO