A libertação de um casulo cósmico
15 de Maio de 2012

Nos filmes, heróis e vilões são lançados para a frente após uma explosão. Isto acontece porque é emitida uma poderosa onda de energia, chamada onda de choque. No espaço, acontece a mesma coisa quando uma estrela explode, naquilo que é chamado uma supernova.

A onda de choque da supernova é absorvida pelas camadas externas de gás e poeiras, que escaparam da estrela antes da explosão. Ao ser aquecido, o gás emite radiação de raios X, que os astrónomos podem fotografar usando telescópios especiais no espaço, como mostra a imagem.

Os astrónomos tiraram duas fotos desta brilhante nuvem de gás e poeiras com o intervalo de um ano. Comparando as duas fotos de raios X, os astrónomos pensam que a onda de choque está finalmente a escapar da nuvem. Esta é a primeira vez que astrónomos têm evidência em raios X da libertação de uma onda de choque do seu casulo gasoso e poeirento!

A onda de choque da explosão da supernova aqueceu o gás desta foto a uns incríveis 100.000.000 graus Celsius!

This Space Scoop is based on a Press Release from Chandra X-ray Observatory.

Paula Furtado / NUCLIO