É a minha vez de brilhar!
25 de Abril de 2012

Olhe para esta magnífica foto cheia de estrelas. O que capta a sua atenção quando olha para a imagem? Será a brilhante coleção de estrelas azuis e brancas que está no centro? Este é um jovem enxame estelar, que contém muitas estrelas, muito quentes.

Agora, clique na imagem e olhe para a imagem completa. O brilhante aglomerado estelar ainda lá está (no canto superior esquerdo da foto), mas agora há muitas outras coisas competindo pela sua atenção. Em particular, a nuvem vermelha de gás na parte inferior da imagem atrai todas as atenções.

O enxame estelar encontra-se também muito perto de uma nuvem muito maior de gás no céu noturno, chamada de nebulosa da águia, que não é mostrada nesta imagem. Nas fotos que mostram a enorme nebulosa da águia, o aglomerado estelar desvanece-se tornando-se insignificante. Que horrível queda da fama!

Os astrónomos fotografam frequentemente pequenas regiões do céu noturno para que objetos que normalmente são negligenciados, como este aglomerado estelar, podem ter o seu momento de glória. Pode experimentar por si mesmo: Use as mãos para ocultar partes desta foto criando uma imagem completamente diferente. Ajuda a identificar algo em que não tinha reparado anteriormente?

Esta é a foto mais recente, lançada pela European Southern Observatory, mas existem milhares de fotos! Pode encontrar as fotos top 100 aqui:www.eso.org/public/images/archive/top100/