Galáxias em abundância!
21 de Março de 2012

À primeira vista esta nova foto do céu noturno não parece nada de muito especial, apenas algumas estrelas brilhantes e uns "salpicos" de estrelas mais fracas. Mas na verdade, quase todos estes objetos mais ténues não são estrelas da nossa galáxia, a Via Láctea. Na realidade, trata-se de galáxias muito distantes em que cada uma contém milhares de milhões de estrelas!

O telescópio por detrás desta incrível foto chama-se VISTA e encontra-se situado no Chile - América do Sul. É o maior telescópio do mundo dedicado a mapear o céu noturno. (Os astrónomos chamam a estes telescópios de “telescópios de pesquisa”, porque pesquisam grandes regiões do céu noturno na procura de objetos).

Para revelar estas galáxias muito distantes e fracas, VISTA passou 55 horas a olhar para a mesma zona do céu noturno. Durante este longo período de tempo, a débil luz proveniente das galáxias entrou na câmera do telescópio, tal como um balde se vai enchendo gota a gota de água muito lentamente. Ao recolher estas “ténues gotas de luz”, o telescópio produziu estas maravilhosas observações de centenas de milhares de galáxias numa parte do céu noturno que normalmente parece negro e vazio.

Quantas galáxias consegue ver nesta foto? A foto contém mais de 200 000 galáxias no total!

Paula Furtado / NUCLIO