Galáxias jovens e insaciáveis
14 de Março de 2012

Os astrónomos sabem desde há algum tempo, que as galáxias eram mais pequenas quando o Universo era jovem. Ao longo da vida do Universo, as galáxias aumentaram de massa embora os seus alimentos e hábitos alimentares fossem misteriosos.

Agora, uma equipa de astrónomos usou um poderoso telescópio chamado de VLT (Very Large Telescope) para espiar as galáxias à hora do jantar. A foto em cima, mostra marcadas com cruzes vermelhas, algumas das galáxias observadas pelos astrónomos.

O VLT é um poderoso telescópio que permite recuar no tempo, até à época em que as galáxias eram adolescentes. Olhar para trás no tempo soa como algo de ficção científica, mas é realmente muito simples: a luz demora milhares de milhões de anos desde estas galáxias distantes até chegar à Terra pelo que, observamos actualmente o seu aspecto à milhares de milhões de anos atrás! (Para mais informações clique aqui

A partir das suas observações, os astrónomos descobriram que as galáxias no início da sua adolescência gostavam de petiscar repetidamente gás. Mas as galáxias no fim da adolescência querem uma refeição muito maior e banqueteiam-se com pequenas galáxias. Basicamente as galáxias tornam-se insaciáveis à medida que envelhecem e transformam-se em canibais!

: As galáxias aqui observadas com o seu apetite devorador, encontram-se actualmente no céu nocturno numa constelação chamada "Cetus", que significa "Monstro do Céu"!

Paula Furtado / NUCLIO